quinta-feira, 6 de setembro de 2012

EXPOSIÇÃO DO FOLCLORE




As profªs Angela e Vania da Ed. Infantil  trabalharam brinquedos , confeccionando petecas, io-ios, pipas  e etc..., após a confecção dos brinquedos as crianças se divertiram bastante !








A profª Marcia da turma 1101  trabalhou personagens do folclore e aproveitou caixinhas de leite para fazer o  fantoche do saci.



A profª  Célia da turma 1102  trabalhou músicas  do folclore e aproveitou material reciclável como colheres plásticas, garrafas pet ,etc para fazer o trabalho com a música  "BORBOLETINHA"





A profª Angela da turma 1201 trabalhou parlendas e...


                                   ...os alunos pesquisaram frases de caminhão.


Confeccionaram caminhões reaproveitando diversos tipos de materiais.
A turma 1501 da profª Sandra também trabalhou o mesmo tema .









A profª Bianca da turma 1202 trabalhou lendas...




                              ...e aproveitou garrafas pet para prender o saci !!





A profª Célia da  turma 1301 trabalhou cantigas do folclore


Reaproveitando material para confeccionar a maquete da música " SE ESSA RUA FOSSE MINHA "




A profª Leonor da turma 1302 trablhou com adivinhações.



A profª Leonor com a turma 1401 trabalhou personagens do folclore, confeccionando mini maquetes.





A profª Sandra da turma 1402 trabalhou provérbios.



 A profª Sandra da turma 1501, além de trabalhar  frases de caminhão, também fez a pesquisa e recontagem dos personagens do folclore.






 O prof  Edil da turma 1502 trabalhou brinquedos e brincadeiras, confeccionado brinquedos como telefone sem fio, bilboquê , peteca, etc. 




                 


              A Profª de Inglês Grazielle trabalhou personagens, contos e cantigas.   






A profª Denise da Sala de Leitura realizou os trabalhos com diversas lendas :

Na turma EI 20 a lenda do boto rosa

 Na turma 1101 a lenda do pirarucu

Na turma 1201 a lenda do cairara 

Na turma 1202 a lenda do uirapuru




                                             Na turma 1301 a lenda da matinta perera

Na turma 1302 a lenda da tartaruga 

Na turma 1401 a lenda da vitória - régia

Na turma 1402 a lenda do dia e da noite


Na turma 1501 a pesquisa e confecção de maquetes sobre os personagens do folclore 









 Na turma 1502 a lenda do beija-flor

Os profs de Educação Física Patricia e Paulo, trabalharam as brincadeiras folclóricas.


E agora a visitação :
 Os alunos orgulhosos mostraram a seus responsáveis os trabalhos, brincaram, e a equipe da Goethe mais orgulhosa ainda por ter realizado um belíssimo trabalho !












Para quem viu todo o trabalho anterior que levou à exposição, não se imaginava a riqueza e beleza do trabalho apresentado. Envolvendo todas as disciplinas, do resgate das brincadeiras sem eletrônicos pelos Professores de Educação Física, Patrícia Medina e Paulo Henrique; pelos estudos do Folclore sob o ponto de vista da Língua Inglesa, muito bem conduzido e trabalhado de forma criativa pela Professora Grazielle e ao trabalho conjunto da Sala de Leitura da professora Denise com os professores das turmas . A  Exposição do Folclore transformou-se não só numa aula, mas numa atividade lúdica-interativa que somou novos saberes a todos. Parabéns ao pais pela visitação e por prestigiar o trabalho da Escola e de seus filhos. Família e Escola: juntos, a força que dá Vitória









2 comentários:

  1. Os trabalhos estão lindos! ,Todos os alunos e professores e a tia Denise pelo trabalho de sala de leitura estão de Parabéns!
    Helena

    ResponderExcluir
  2. A Escola que não trabalha para inglês ver ... A verdade da qualidade e da imensa procura por vagas na Escola Goethe são o reflexo da verdade que pode ser vista por todos, todos os dias na Escola Goethe. Nossa Escola não trabalha apenas para fazer cartazaes bonitos ou trabalhinhos bem feitos sem nenhum significado. Todos os alunos podem explicar ( e as fotos mostram os alunos orientando os pais ) o que cada trabalho significa e o objetivo das mostras. Com o Folclore isso também não foi diferente. TODOS os segmentos da Escola contribuíram para este grande momento no calendário escolar que é o Folclore, o resgate e o entendimento de quem somos, porque somos e como somos. Explica quem é o grande Povo Brasileiro, como dizia o inesquecível antropólogo Darcy Ribeiro. O Folclore é a alma de um povo, de uma cultura e a Escola Goethe fez questão de identificar isso nesta exposição. Portões abertos, pais, alunos, professores, colaboradores e Direção interagindo. É muito bonito de se ver e aprender. Só assim as pessoas podem entender porque a Escola Goethe é a sua primeira opção em Educação de qualidade. De verdade.
    Como Diretor-adjunto da Escola Goethe parabenizo o excelente trabalho realizado, a grande aula aberta que foi dada à comunidade escolar sobre o Folclore. As exposições pedagógicas também são uma prestação de contas à população do trabalho realizado e dos investimentos públicos na Educação. Entre a soma e o resto, fazendo o balanço, a Escola Goethe multiplica valores em Educação de Qualidade!

    ResponderExcluir