terça-feira, 26 de junho de 2012

                    JUBILEU DE OURO DA ESCOLA GOETHE


   A GOETHE  E SUA  " BOA  GENTE  "  tem histórias para contar...

   E como a Diretora da Escola, a Profª Maria Cecília , gosta de contar histórias para os alunos,  nossa história começa assim :


  Era uma linda manhã do dia 22 de maio de 1962. Há 50 anos. Naquele dia o primeiro governador eleito do recém criado Estado da Guanabara, jornalista e advogado Carlos Lacerda  vem ao bairro de Brás de Pina inaugurar na Rua Taborari, sem número a ESCOLA  MUNICIPAL GOETHE. Em um estilo único de arquitetura, feita para durar 05 anos, a Escola Goethe completou 50 anos de existência, tornando-se referência de Escola e de Ensino de qualidade no bairro.
   E  como é bom estar aqui hoje, testemunhando a história da Goethe, com todos unidos pela  EDUCAÇÃO !

  As crianças que chegam na Escola demonstram prazer e alegria . Ser criança é uma experiência única, mágica...
 Uma das brincadeiras que as crianças mais gostam nos anos iniciais é a ciranda!

A turma da Ed. Infantil 10 da profª Angela  apresentou a Ciranda do Anel, cuja canção se tornou um grande sucesso na voz de Bia Bedran, que também adora contar histórias...














  Uma das  preocupações da Escola em todos os anos, na época  de marcar uma festa para a comunidade , era saber como estaria o tempo  (já que não temos espaço coberto).  Será que vai chover?  Será que vai fazer sol ?  Não importava . Não importa . No final, a magia acontece e tudo fica colorido !

As turmas 1101 e 1201 das profªs  Marcia e Angela apresentaram o Arco-íris, canção que embalou muitas gerações interpretada pela apresentadora Xuxa.






                                             






.


   O Rio é uma cidade de leitores. O brasileiro gosta de ler e contar histórias. Monteiro Lobato foi o mais famoso escritor de histórias infantis. Quem não quis visitar o Sítio do Pica-pau Amarelo ? Quem não quis acompanhar as aventuras de Pedrinho , Narizinho, Visconde e Emília ?
    O Professor Agliberto, Diretor -Adjunto e ex-aluno da Escola Goethe , lembrou o quanto gostava de pegar  livros na Sala de Leitura, hoje a cargo da profª Denise.


    As turmas 1102 e 1202, das profªs Célia e Helena contaram a história da mais famosa boneca de pano do mundo... Emília !!












    Esta apresentação teve a participação mais do que especial de Jéssica e do " Tio Paulinho " .




  Famosas ao longo do tempo, as festas abertas da Escola Goethe , contam sempre com a grande participação de todos da comunidade escolar. O espaço físico da Escola torna-se pequeno face ao número de pessoas que prestigiam os nossos eventos.  Outra característica da Goethe é levar em conta o que a comunidade escolar gosta de ver e ouvir, como a profª Helena Maria, nossa Coordenadora Pedagógica , orienta sempre .


       As turmas 1301 e 1302 das profªs Célia e Leonor, apresentaram um número de dança ao som do forró
e do sertanejo, gêneros musicais apresentados em nossas festas. Um mix dos sucessos Correndo atrás de mim e  Ei! Psiu ! Beijo ! Liga pra mim...















   Esporte é saúde. Esporte é vida. Na história da Escola, as Mini-Olimpíadas, criadas  pela Sala de Leitura (nesta épóca não havia profs de Ed Física na Escola), prestigiaram várias modalidades e até hoje muitos alunos ainda contam histórias e guardam medalhas lembrando aquele tempo.
 Todos gostam de praticar esportes . As aulas dos professores de Educação Física, Patrícia e Paulo Henrique são aguardadas com ansiedade pelos alunos.

  Como um preparo para a Copa do Mundo de 2016 que será realizada no Brasil  a escola Goethe através da turma 1401 , da profª Leonor, contará uma história sobre uma partida de futebol...










          Multicultural, respeitando as diferenças , a escola  Goethe tem recebido ao longo dos anos, alunos de diferentes nacionalidades, de diferentes culturas. Nossos alunos recebem com muita alegria as aulas de Inglês , da profª Grazielle, que permite uma nova forma de expressão, globalizada e oportunidade de futuro para nossos jovens. Brás de Pina, inclusive, abriga um expressivo número de cidadãos africanos , que buscam em nosso país refúgio contra regimes de governos tiranos e anti-democráticos.


    Representando o berço de todas as civilizações, a África se faz presente em nossa história através de uma forma popular de dança e uma expressão vocabular africana: o kuduro, apresentado pela turma 1402 da profª Sandra, Vem dançar Kuduro !












                        

                
   A história da Escola Goethe, de seu prédio físico, aconteceu com a chegada do capital norte americano através da Fundação Ford, que importou todo o material de construção da Escola. Representando a presença norte americana na Escola e na vida cultural , a turma 1501, da profª Sandra, apresentou o RAP
da Goethe. Produção coletiva dos nossos alunos, na verdade uma extensão do Projeto Poesia na Escola, criado especialmente para os 50 anos da inauguração da Escola.










                                      


                                      




   E como toda história pede um final feliz, cheio de paz, sendo a paz elemento importante no Projeto Político Pedagógico da Escola Goethe, a turma 1502, do prof. Edil, encerrou a celebração dos 50 anos com promessas de esperança de paz, cidadania e de um futuro melhor- objetivo da nossa Escola .

















                                           



    Neste dia todos que estiveram presentes, começaram a escrever mais uma das histórias que certamente serão contadas na comemoração do centenário da Escola Goethe.


                                       Contamos com a presença da Prof.ª  Shirley da SME








                        Parabenizamos a TODOS que fizeram e fazem parte da história da Goethe  !
 
        A ESCOLA GOETHE  e  TODA SUA EQUIPE  desejam, como em toda boa história , que todos sejam  FELIZES PARA SEMPRE  !!!
                              PORQUE TODA ALEGRIA QUER A ETERNIDADE !

   

ATÉ A PRÓXIMA  !!!!